Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Terrorista de Istambul já foi identificado

Turquia já sabe a identidade do atacante da discoteca.
4 de Janeiro de 2017 às 07:37
A carregar o vídeo ...
Vídeo em ‘formato’ selfie foi divulgado pela Reuters.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia disse esta querta-feira que foi identificado o autor do ataque numa discoteca em Istambul na passagem de ano, em que morreram 39 pessoas.

"A pessoa que cometeu o atentado terrorista em Istambul foi identificada", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, à agência de notícias Anadolu durante uma entrevista transmitida na televisão.

O ministro não deu mais detalhes.

Esta terça-feira, a imprensa turca avançou que Iakhe Mashrapov, de 28 anos, e natural do Quirguistão era o culpado pelos ataques mas o próprio já se veio defender afirmando que está inocente.

Iakhe Mashrapov publicou entretanto um vídeo no YouTube em que diz ter sido interrogado pela polícia a 1 de janeiro e que foi ilibado de qualquer suspeita no ataque. Regressou ao seu país, devidamente autorizado pelas autoridades turcas. A sua mulher foi entrevistada no Quiguistão, afirmando a sua surpresa por o marido estar a ser tratado como terrorista. 

O ataque à discoteca "Reina" ceifou a vida a pelo menos 39 pessoas, 28 dos quais estrangeiras. Entre as vítimas encontram-se canadianos, iraquianos, indianos, libaneses, tunísios, kuwaitiano e sírios.

Também ontem, a imprensa internacional dava conta de que foram detidos "dois estrangeiros" no aeroporto de Atatürk por suspeita de ligações aos ataques.

No total, já foram detidas 16 pessoas, num ataque que o Daesh já reivindicou.

discoteca Reina Istambul Mevlut Cavusoglu Iakhe Mashrapov Quirguistão YouTube Reina Atatürk
Ver comentários