Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Theresa May sem concorrência a PM do Reino Unido

Andrea Leadsom desistiu da corrida.
11 de Julho de 2016 às 12:47
 Andrea Leadsom
Andrea Leadsom FOTO: Paul Hackett/Reuters
A candidata a líder do Partido Conservador britânico e ao cargo de primeira-ministra Andrea Leadsom abandonou esta segunda-feira a corrida, deixando o caminho livre à sua única rival, Theresa May.

May e Leadsom, que foram selecionadas pelo grupo parlamentar conservador para o cargo duplo, competiam pelo voto das bases em eleições internas que iriam terminar a 9 de setembro, quando se revelaria o nome da vencedora.

Com a saída de Leadsom, o processo de proclamação da nova líder conservadora e primeira-ministra, que substituirá David Cameron, pode ser adiantado.

O comité do grupo parlamentar conservador irá clarificar em breve se Theresa May, de 59 anos, pode ser declarada primeira-ministra de imediato ou se tem de competir com outro candidato para que as bases do partido tenham oportunidade de votar.

No seu discurso de despedida, Leadsom disse que May era a pessoa "ideal" para dirigir o Executivo, já que conta com um amplo apoio do grupo parlamentar, ao ter recebido os votos de 199 dos 329 deputados 'tories', frente aos 84 da secretária de Estado da Energia.

A demissionária, que apoiou o 'Brexit' no referendo de 23 de junho, pediu desculpa por ter sugerido, numa recente entrevista ao The Times, que estava melhor qualificada que a sua rival para ser primeira-ministra devido ao facto de ser mãe. As declarações levantaram polémica, uma vez que Theresa May não pode ter filhos.

Se for decidido que May, ministra do Interior, pode ser proclamada imediatamente líder conservadora e primeira-ministra, Cameron deverá adiantar a sua saída de Downing Street.

O atual primeiro-ministro demitiu-se após o voto favorável à saída da União Europeia no referendo mas disse que ficaria à frente do Governo até ser eleito o seu sucessor, o que iria acontecer em setembro.
Theresa May Andrea Leadsom secretária de Estado da Energia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)