Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Theresa May rende Cameron no Governo

Nova primeira-ministra prometeu lutar por um futuro próspero.
Francisco J. Gonçalves 14 de Julho de 2016 às 08:33
Theresa May
Theresa May FOTO: Reuters
A ministra britânica do Interior, Theresa May, tornou-se ontem chefe de governo após a demissão de David Cameron. No primeiro discurso depois de ser nomeada, May prometeu liderar "um país unido" e trabalhar em benefício de todos e não somente de uma "minoria de privilegiados".

May foi nomeada ao fim da tarde, depois da tradicional reunião com a rainha Isabel II, na qual a monarca pergunta ao futuro primeiro-ministro se aceita formar governo.

May aceitou e, no primeiro discurso pronunciado à porta do nº 10 de Downing Street, residência oficial do primeiro- -ministro, que Cameron tinha deixado horas antes, comprometeu-se a criar um Reino Unido melhor e mais próspero, o que significa, frisou, "lutar contra as injustiças clamorosas que condenam os mais pobres" e pensar nestes "sempre que forem aprovadas novas leis".

A saída britânica da União Europeia (UE) foi também lembrada por May. A nova primeira-ministra apoiou Cameron na campanha pela permanência na UE, mas ontem garantiu que respeitará a decisão dos britânicos, que em referendo escolheram o ‘Brexit’.

Caberá a May a dura tarefa de negociar as condições de saída do Reino Unido da UE e os laços que o país manterá com os 27 países que permanecem no ‘clube’ europeu.
Theresa May David Cameron Isabel II Downing Street Reino Unido União Europeia UE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)