Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Theresa May pede tempo para negociar a saída da UE

Nova chefe do Executivo de Londres falou com chanceler alemã.
14 de Julho de 2016 às 09:58
A primeira-ministra britânica Theresa May
A primeira-ministra britânica Theresa May FOTO: Reuters
A primeira-ministra britânica pediu "tempo" aos líderes europeus para preparar as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, disse esta quinta-feira o porta-voz do gabinete de Theresa May.

A nova chefe do Executivo de Londres falou na quarta-feira à noite com a chanceler alemã, Angela Merkel, com o chefe de Estado francês, François Hollande, e com o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, acrescentou a mesma fonte.

Em todas as conversas telefónicas, "a primeira-ministra enfatizou o seu compromisso no sentido do cumprimento da vontade dos britânicos em abandonar a União Europeia", indicou o porta-voz de Downing Street.

"A primeira-ministra explicou que necessitamos de tempo para preparar as negociações e manifestou-se confiante sobre os contactos que devem decorrer com espírito construtivo e positivo", disse ainda a fonte do gabinete da chefe do Governo britânico.

No contacto com Angela Merkel, as duas governantes concordaram que estão a favor do estabelecimento de "uma relação construtiva", tendo, ao mesmo tempo, reconhecido a "importância na cooperação" mútua.

Segundo a fonte do n.º 10 de Downing Street, Theresa May, na conversa mantida com o chefe de Estado francês, François Hollande, destacou a relevância da relação bilateral em matérias como a segurança, defesa e controle fronteiriço.

"A primeira-ministra endereçou os melhores cumprimentos ao Presidente (François Hollande) e ao povo francês pelo Dia da Bastilha (que se comemora hoje) e Hollande convidou a primeira-ministra a visitar Paris", acrescentou.

Na conversa telefónica com o chefe de Governo de Dublin, registou-se consenso na manutenção da "forte colaboração" entre os dois países.

Theresa May nomeou na quarta-feira Philip Hammond como ministro da Economia, Boris Johnson para os Negócios Estrangeiros e Amber Rudd como ministro do Interior, sendo o deputado David Davis o ministro responsável pelas questões relacionadas com a saída do Reino Unido da União Europeia.

O novo Governo tem pela frente a tarefa de negociar a saída da União Europeia, na sequência da vitória do Brexit no referendo realizado no passado dia 23 de junho.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)