Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Tiroteio mata sete na Califórnia

Suspeito dos disparos em Santa Barbara, Califórnia, é um jovem de 22 anos que publicou um vídeo no Youtube ontem a dizer o que se preparava para fazer.
24 de Maio de 2014 às 15:11
Suspeito dos disparos em Santa Barbara, Califórnia, é um jovem de 22 anos que publicou um vídeo no Youtube ontem a dizer o que se preparava para fazer.

Sete mortos e seis feridos. Este é o balanço final das autoridades norte-americanas de Santa Barbara, Califórnia, na sequência de um tiroteio junto à universidade com o mesmo nome da localidade.

De acordo com o relato do xerife Bill Brown, em conferência de imprensa, o autor dos disparos foi um jovem de 22 anos, Elliot Rodger, que, ao volante de um BMW e com uma arma automática, disparou em todas as direções sobre várias pessoas que estavam nas imediações da Universidade de Santa Barbara.

PAI DO ATIRADOR PARTICIPA NO FILME "JOGOS DA FOME"

Entretanto, o jornal inglês 'Daily Mail' identifica o atirador como filho do assistente de realizadção dos filmes Hunger Games (Jogos da Fome) , de Peter Rodger.

O xerife adiantou ainda que uma das vítimas mortais é próprio atirador. O jovem de 22 anos bateu num carro estacionado enquanto conduzia e trocava tiros com as autoridades. Bill Brown conta que quando os agentes da polícia chegaram ao carro, Elliot Rodger já estava morto com um tiro na cabeça. Está ainda por apurar se o jovem foi atingido pelas autoridades ou por um tiro autoinfligido.

VIRGINDADE E REJEIÇÃO NA BASE DO ATAQUE 

Entretanto, um vídeo que o jovem Elliot Rodger terá publicado no Youtube, no dia anterior ao tiroteio, está a ser analisado pelas autoridades. No vídeo intitulado "A vingança de Elliot Rodger", o jovem assume-se como "um virgem de 22 anos que nunca foi beijado", lamenta a sua vida solitária e a rejeição por parte do sexo feminino.

Durante o inquietante vídeo de 7 minutos (que pode ver no final deste texto, em inglês), Elliot Rodger revela que está a planear entrar no alojamento feminino da Universidade de Santa Barbara para matar todas as raparigas, com o intuito de se tornar um Deus "que exige vingar-se de todos os que merecem".

"Sentirei um enorme prazer em chacinar-vos. Vão finalmente perceber que eu sou o superior - o verdadeiro macho alfa. Depois de aniquilar todas as raparigas na república universitária, vou para as ruas de Isla Vista chacinar todas as pessoas que encontrar", garantia o jovem.

O xerife declarou ainda que o jovem sofria de um "grave distúrbio mental" e que este é um caso de "assassinato premeditado". 

O tiroteio gerou pânico junto à Universidade de Santa Barbara e as autoridades pediram aos estudantes e aos que por ali passavam para evitar o local, o que aliás se mantém até que o incidente seja esclarecido, já que o caso está ainda a ser investigado, bem como os motivos do atirador.

tiroteio eua universidade santa barbara jovem virgem elliot rodger california republica xerife autoridades bmw
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)