Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Tocilizumab é a nova aposta contra a Covid-19

Teste positivo com anti-inflamatório.
João Vaz 18 de Fevereiro de 2021 às 08:39
Tocilizumab é a nova aposta contra o novo coronavírus
Tocilizumab é a nova aposta contra o novo coronavírus FOTO: Reuters
Uma descida de 4% nas mortes por Covid-19 e o encurtar notório do tempo de hospitalização constituem as boas notícias de um teste clínico com o anti-inflamatório Tocilizumab, feito no Reino Unido e publicado pela MedRxiv. O estudo decorreu no âmbito da Recovery, que envolve cerca de 170 hospitais e clínicas, e a recolha de dados sobre os 2022 doentes tratados com aquele medicamento, concluiu-se a 22 de janeiro.



Para o reumatologista Athimalaipet Ramanan, da Universidade de Bristol, com estudos sobre o medicamento utilizado na artrite reumatoide e outras doenças autoimunes, "os resultados são incrivelmente significativos". O Tocilizumab é um anticorpo monoclonal que bloqueia a proteína IL-6, responsável pelo desencadear de atividade excessiva no sistema imunitário, com consequente agravar da doença e até a morte do infetado. O Tocilizumab surge, após a dexametasona, como o segundo medicamento com provas de eficácia contra a Covid-19. Tem o óbice de ser 100 vezes mais caro.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Tocilizumab Covid-19 Reino Unido Recovery MedRxiv saúde
Ver comentários