Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Tony Blair pede apoio de Washington

O representante do Quarteto para o Médio Oriente, Tony Blair, apelou esta quinta-feira aos Estados Unidos da América para apoiarem o plano franco-egípcio para tentar alcançar uma trégua na Faixa de Gaza, onde a ofensiva militar lançada pelo Exército israelita no passado dia 27 de Dezembro já causou mais de 700 mortos.
8 de Janeiro de 2009 às 10:18
Tony Blair
Tony Blair FOTO: d.r.

Segundo defende Blair, há a possibilidade de alcançar um acordo em torno dos elementos que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, discutiu com o presidente egípcio, Hosni Mubarak. “Não podemos ter a certeza, mas espero que atinjamos um acordo para cessar as hostilidades”, afirmou o antigo primeiro-ministro britânico.

Entrevistado pela rádio Europe 1, Tony Blair sublinhou ser “muito importante para os EUA, em Nova Iorque, com o Conselho de Segurança da ONU, e para todos, fazer tudo o que seja possível para atingir esse acordo".

“É possível atingir um acordo, com três garantias: em primeiro lugar um cessar-fogo das duas partes, de Israel e do Hamas. Em segundo lugar, é muito importante assegurar o encerramento dos túneis entre Gaza e o Egipto, porque é por aí que o Hamas importa as armas e o dinheiro. Em terceiro, a abertura de passagens fronteiriças para aprovisionar a população de Gaza", explicou.

Ontem, Washington fez saber que apoiava a iniciativa do Egipto e da França a favor de um cessar-fogo na Faixa de Gaza, mas pediu pormenores e indicou que continuavam a estudar também outras possibilidades.

CHINA SAÚDA INICIATIVA FRANCO-EGÍPCIA

Esta quinta-feira, o governo chinês saudou a iniciativa do Presidente egípcio para tentar pôr fim aos combates na Faixa de Gaza. "A China saúda esta iniciativa e esperemos que, graças aos esforços conjuntos da comunidade internacional, possamos pôr fim ao conflito, retomar as negociações e continuar a promover a paz no Médio Oriente", referiu o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Qin Gang.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)