Sub-categorias

Notícia

Torra toma posse e recusa jurar pelo rei

Novo presidente da Catalunha repetiu a fórmula de Carles Puigdemont, que em 2016 omitiu referências ao rei na cerimónia de tomada de posse.
Por Francisco J. Gonçalves|18.05.18
  • partilhe
  • 0
  • +
Onovo presidente da Catalunha, Quim Torra, tomou posse esta quinta-feira numa cerimónia discreta, sem a presença de representantes do Estado espanhol. No momento solene, Torra prometeu "fidelidade ao povo da Catalunha" e ficou-se por aí, excluindo deliberadamente a Constituição espanhola e o rei de Espanha.

A fórmula de juramento de Torra imitou a usada em 2016 pelo seu antecessor, Carles Puigdemont. Nessa altura, a Justiça espanhola ditou que, embora violando a tradição, o juramento sem referência ao rei e à Constituição não viola a lei, pois o texto do juramento não está regulamentado.

"Prometo cumprir lealmente as obrigações do cargo de presidente da Generalitat [governo catalão] com fidelidade ao povo da Catalunha representado no Parlament", afirmou Torra, numa cerimónia presidida pelo presidente do parlamento catalão, Roger Torrent, à qual assistiram apenas a mulher de Torra e alguns outros familiares.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!