Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Toureiro recordista pede para morrer

Rodolfo Rodriguez tetraplégico após ter sido colhido por touro.
Pedro Zagacho Gonçalves 21 de Maio de 2016 às 10:17
Rodolfo Rodriguez fumava charutos na arena regularmente
Rodolfo Rodriguez fumava charutos na arena regularmente FOTO: Facebook

O toureiro mexicano Rodolfo Rodriguez, de 64 anos, pediu aos médicos para que o deixassem morrer. Conhecido como ‘El Pana’, Rodriguez ficou tetraplégico e a respirar com ajuda de um ventilador após ter sido colhido por um touro em Durango, no passado dia 2 de maio.

Rodolfo Rodriguez, que detém o recorde de mais anos numa arena mexicana (28), sofreu danos graves e irreversíveis na coluna e por isso desde então está internado na unidade de cuidados intensivos do hospital de Guadalajara. Só consegue mexer os lábios e sussurrar, o suficiente para exprimir o seu desejo final: "Doutores, por favor deixem-me morrer".

"Vamos usar critérios éticos e não vamos agir para além do necessário. Mas não descartamos a hipótese de concretizar o seu desejo, caso a situação assim o dite. Por agora, a esperança de vida dele é medida em turnos", afirma o diretor da unidade hospitalar onde está internado o toureiro ao El País.

‘El Pana’ tinha uma postura muito própria na arena e não agradava aos mais puritanos, devido ao falso sotaque andaluz e aos charutos cubanos que fumava regularmente. Celebrado toureiro no México, Rodolfo Rodriguez disse uma vez: "Venho de um tempo em que querias tourear para poderes comprar uma casa à tua mãe; agora os miúdos vendem a casa da mãe para poderem ser toureiros". Têm sido organizadas corridas solidárias, em honra de Rodriguez, que esta manhã registava algumas melhoras no sistema imunitário.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)