Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Toyota perde 36 milhões de euros com greves na fábrica australiana

O fabricante de veículos japoneses Toyota vai perder cerca de 36 milhões de euros com as cinco greves na sua fábrica na Austrália, revelou hoje a imprensa.


23 de Setembro de 2011 às 09:19
Toyota perde 36 milhões de euros com greves na fábrica australiana
Toyota perde 36 milhões de euros com greves na fábrica australiana FOTO: d.r.

"Vamos perder mais de 50 milhões de dólares australianos (36 milhões  de euros) em vendas e não produzimos cerca de 3.300 veículos", disse o porta-voz  da Toyota Austrália, Glenn Campbell, aos meios de comunicação locais.  

A filial australiana do fabricante japonês estima que, por cada dia  de greve, deixe de ganhar 10 milhões de dólares australianos (7,2 milhões  de euros).  

Os mais de 3.300 trabalhadores da Toyota exigem um aumento salarial  de 12 por cento nos próximos três anos e o porta-voz da empresa defende  que um aumento de 11 por cento é razoável.  

O gigante japonês, cuja fábrica está localizada na cidade de Altona,  no estado de Victoria, advertiu que poderá transferir as suas operações  para outro país se na Austrália se manifestarem pouco competitivas ou se  se perceber que são pouco seguras.  

A Toyota produziu mais de 199.000 veículos em 2010 na sua fábrica australiana  dos quais 70 por cento são exportados para outros países.  

 

 

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)