Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

TPI: EUA OBTÊM IMUNIDADE DE MAIS CINCO PAÍSES

As autoridades norte-americanas anunciaram, terça-feira, que mais cinco países concordaram em conceder imunidade aos cidadãos norte-americanos perante o Tribunal Penal Internacional (TPI). Em troca, Washington levantou as sanções a nível de ajuda militar recentemente aplicadas.
30 de Julho de 2003 às 13:00
Os cinco novos países que optaram por ceder às pressões norte-americanas para assinarem acordos de não-extradição de cidadãos norte-americanos para o TPI, instância judicial da ONU com sede em Haia, foram: a Albânia, Bósnia-Herzegovina, Djibuti, Ilhas Maurícias e Zâmbia.
Washington havia anunciado, no passado dia 1 de Junho, a suspensão da ajuda militar a 35 países, como represália à recusa de assinarem acordos de protecção de cidadãos norte-americanos perante eventuais inculpações pelo TPI, que julga crimes de guerra e/ou contra a Humanidade.
As autoridades norte-americanas opõem-se fortemente ao TPI, por considerarem que os seus cidadãos, sobretudo os militares, correm o risco de serem vítimas de “uma justiça politizada e persecutória”, uma posição que tem merecido críticas de diversas organizações não-governamentais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)