Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

TRAGÉDIA EM FÁBRICA

Sem que nada o fizesse prever, um jovem norte-americano de 21 anos entrou numa fábrica de embalar carne em Kansas City, onde era funcionário, e começou a disparar sobre trabalhadores que ali se encontravam, causando a morte a cinco deles. Depois, virou uma das armas contra si e suicidou-se.
4 de Julho de 2004 às 00:00
Foi o regresso dos actos tresloucados que tantas vítimas mortais têm causado nos Estados Unidos.
O autor dos crimes, Elijah Brown, de 21 anos, entrou no piso onde está instalado o bar da fábrica, a ‘ConAgra Foods’, às 17 horas, altura em que a maioria dos funcionários se dirige ao local para lanchar. O atirador, munido de uma pistola de 9 mm e de um revólver, terá dito às pessoas presentes para abandonarem as instalações, referindo que estas não lhe tinham feito nenhum mal. Em seguida, continuou a vaguear pela fábrica e foi disparando contra alguns colegas, causando a morte a cinco colegas, todos mexicanos. Fontes não oficiais referiam ontem que o suicida era um indivíduo de raça negra.
As razões que levaram Brown a cometer o massacre não são conhecidas, mas algumas testemunhas revelaram que o jovem sabia perfeitamente quais os alvos a atingir, visto que andava à procura de pessoas em particular, o que pode justificar o facto de ter dito a alguns colegas para se irem embora, não tendo disparado sobre estes.
Um amigo e colega de Brown, Andre Porter, afirmou à Polícia que o autor dos disparos tinha tido conflitos com alguns colegas no início da semana. Este facto, segundo um alto responsável da Polícia poderá ter estado na origem da tragédia. Sublinhe-se que o suicida tinha sido readmitido recentemente na empresa, de onde saíra há cerca de cinco meses.
Responsáveis da empresa ‘ConAgra Foods’, onde se desenrolou o crime, estão a ajudar a Polícia a investigar o caso, na tentativa de perceber o que realmente terá passado pela cabeça deste jovem para levar a cabo o tiroteio, que ocorreu um ano depois de um funcionário de outra fábrica, em Jefferson City, no Missouri, ter disparado contra oito pessoas, das quais três morreram, tendo-se também suicidado em seguida.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)