Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

TRANPORTE NUCLEAR ZARPA DO JAPÃO

O navio “Pacific Pintail” vai zarpar hoje do Japão, com uma carga de combustível atómico MOX, uma mistura de óxidos de plutónio e de urânio, a bordo, com destino ao Reino Unido.
4 de Julho de 2002 às 11:57
O Greenpeace vai acompanhar o Pacific Pintail
O Greenpeace vai acompanhar o Pacific Pintail
Este transporte feito pelo “Pacific Pintail” não é inédito, mas o início da viagem coincide com o Dia da Independência dos Estados Unidos da América, num ano de alerta máximo anti-terrorista. Os ambientalistas acrescentaram aos habituais protestos contra os perigos que representam este tipo de transportes, o risco de ataque ao navio no mar alto, para destruição ou roubo do material atómico.

A tranquilidade da paisagem na zona portuária de serviço à central nuclear de Takahama, a cerca de 300 quilómetros de Tóquio, contrastava com a tensão em redor desta viagem. Os dois contentores, com 100 toneladas de MOX, cada, chegaram ao porto sob forte protecção policial. Alguns manifestantes protestavam à distância, junto às vedações.

Antes, o “Pacific Pintail”, escoltado por 12 embarcações da Guarda Costeira japonesa, tinha entrado na Baía Uchiura, passando pelo navio do Greenpeace “Artic Sunrise”, que dirige o protesto contra este transporte.

Este carregamento de MOX é uma devolução pela Kansai japonesa à empresa pública britânica British Nuclear Fuels (BNFL), consequência da descoberta pelos japoneses de que os dados do carregamento inicial, em 1999, foram deliberadamente falsificados.

O “Pacific Pintail”, que está equipado com uma metralhadora no convés, vai efectuar a viagem acompanhado de outro navio semelhante, o “Pacific Teal”, por razões de segurança.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)