Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Tratado de Lisboa: PM e PR polacos discutem ratificação

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, e o Presidente da Polónia, Lech Kaczynski, vão reunir-se esta quarta-feira com o intuito de firmar compromisso para a ratificação do Tratado Reformador da União Europeia, o Tratado de Lisboa, a qual tem sido bloqueada até ao momento pela oposição conservadora.
26 de Março de 2008 às 17:40
O primeiro-ministro, Donald Tusk
O primeiro-ministro, Donald Tusk FOTO: d.r.

Os conservadores têm rejeitado a ratificação do Tratado, por recear que a sua adopção force a Polónia a aceitar os casamentos homossexuais ou exponha o país a reivindicações das populações alemãs expulsas das suas terras na sequência da integração de antigos territórios alemães naquele país após a Segunda Guerra Mundial.


Uma sondagem recente mostra que 65 por cento dos polacos são favoráveis à ratificação do Tratado de Lisboa, enquanto que 15 por cento estão contra e 20 por cento abstêm-se.


Prevê-se que a Carta seja aprovada por via parlamentar, no entanto, Donald Tusk já avisou que irá recorrer a um referendo se a oposição e o Presidente da República mantiverem a ameaça de bloquear a ratificação parlamentar.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)