Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Três etarras detidos no Reino Unido

Três alegados membros da ETA foram ontem detidos no Reino Unido, para onde haviam fugido na sequência de uma operação realizada em Espanha, no passado mês de Março.
28 de Abril de 2007 às 00:00
Ana Lopez Monge, um dos três membros da ETA que tinham fugido, na sequência de uma operação policial em Espanha
Ana Lopez Monge, um dos três membros da ETA que tinham fugido, na sequência de uma operação policial em Espanha FOTO: Reuters
Inigo Albizu, Ana Lopez Monge e Zigor Ruiz Jaso foram detidos em Sheffield (Norte de Inglaterra) e estavam em fuga desde 28 de Março, após uma operação que levou à detenção de oito membros do ‘Comando Donosti’ da organização terrorista. Algum material e informação recolhidos no âmbito da referida operação levaram as autoridades a aumentar o estado de alerta, perante a hipótese de novos atentados e de indícios segundo os quais a ETA está a reconstruir vários comandos operacionais.
Refira-se, entretanto, que os terroristas bascos voltaram a enviar cartas de extorsão a empresários bascos, onde são exigidos entre 180 a 300 mil euros de ‘imposto revolucionário’. As cartas, sem qualquer ameaça, reclamam uma “contribuição voluntária” para a “construção nacional”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)