Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Três homens acusados de planearem ataques terroristas em Nova Iorque

Atentados seriam em locais emblemáticos e com muitas pessoas.
7 de Outubro de 2017 às 02:28
Nova Iorque
Nova Iorque
Nova Iorque
Nova Iorque
Nova Iorque
Nova Iorque
Três homens foram acusados pelas autoridades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, de terem planeado vários ataques terroristas durante o verão de 2016, anunciou hoje o Departamento de Justiça norte-americano.

Segundo as autoridades, os ataques seriam em locais emblemáticos e com muitas pessoas, como a Times Square, a rede de metro e concertos.

Abdulrahman El Bahnasawy, canadiano de 19 anos, Talha Haroon, norte-americano de 19 anos, residente no Paquistão, e Rusell Salic, filipino de 37 anos, pretendiam demonstrar o seu apoio ao autoproclamado Estado Islâmico e acabaram detidos.

"Comunicando através de mensagens na internet, os três homens alegadamente planearam executar ataques com bombas e tiroteios em zonas da cidade de Nova Iorque densamente povoadas durante o mês do Ramadão em 2016, em nome do Estado Islâmico", refere o Departamento de Justiça em comunicado.

Segundo o documento, El Bahnasawy comprou manterias para fabricar bombas e foi preso em maio de 2016 depois de viajar do Canadá para o Estados Unidos para executar os ataques e declarou-se culpado.

Talha Haroon, que estava em contacto com El Bahnasawy, foi detido no Paquistão em setembro de 2016 e aguarda extradição para os Estados Unidos.

O filipino Rusell Salic tare disponibilizado meios económicos para a operação e foi detido em abril deste ano nas Filipinas, aguardando também a extradição.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)