Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Treze militares morrem na queda de avião no Sudão

Treze militares sudaneses morreram e outros nove ficaram feridos, neste domingo, devido à queda de um avião, a oeste de Cartum, que se dirigia para o conflito armado no Darfur, informou a imprensa estatal.
7 de Outubro de 2012 às 15:14

"Treze morreram instantaneamente e nove foram levados para o hospital", disse o porta-voz do exército sudanês, Sawarmi Khaled Saad, citado pela agência de notícias do Estado SUNA.

Este é o pior número numa série de incidentes da aviação militar sudanesa desde o início do ano passado e segue-se a uma recente onda de distúrbios no Darfur, uma região do extremo-oeste do país, onde a rebelião começou há quase uma década.

Saad disse que o avião levava seis tripulantes e 16 outros membros das Forças Armadas.

"O piloto informou o aeroporto de que tinha um problema com um dos seus motores", antes de o avião cair no oeste do deserto de Jebel Aulia, tinha dito anteriormente Saad à AFP.

O porta-voz acrescentou que o Antonov levava equipamento militar de Cartum para El Fasher, a capital do Estado do Darfur do Norte.

Uma testemunha disse que um helicóptero transportou os mortos e feridos da zona do acidente, que tinha sido selada por soldados, a cerca de 70 quilómetros (43 milhas) a oeste da capital.

As Forças Armadas do Sudão, que dependem de aviões e helicópteros de fabrico russo, tiveram uma série de perdas de aeronaves nos últimos anos.

 


Em Julho, os rebeldes do Darfur disseram ter derrubado um helicóptero Mi17, matando sete funcionários do exército, que atribuiu o incidente a uma falha.

Em Dezembro passado, todos os seis tripulantes a bordo de um helicóptero militar morreram quando este caiu e se incendiou no norte do Estado de Kordofan, tendo o exército alegado um problema técnico, tal como aconteceu em abril do ano passado, quando um outro helicóptero caiu no Darfur, matando os cinco soldados a bordo.

Os Estados Unidos expressaram na quinta-feira preocupação pela diminuição da segurança no oeste do Darfur, o que ameaça os acordos de paz.

Os confrontos com as tropas do governo, o banditismo e as lutas entre etnias continuam, mas os níveis de violência têm caído em comparação com há cerca de uma década.

sudão cartum eua acidente helicóptero queda acidente cartum avião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)