page view

Tribunal libertou mais um suspeito dos ataques na Catalunha

Apenas dois dos quatro membros da célula inicialmente detidos continuam presos.

25 de agosto de 2017 às 09:17
A carregar o vídeo ...

Segundo suspeito de atentado na Catalunha foi libertado

Salah El Karib, de 34 anos, foi libertado "devido à inexistência de elementos indiciários suficientemente sólidos" para justificar a prisão preventiva. Na terça-feira, o juiz Andreu tinha dado 72 horas à polícia para apresentar provas concludentes de que El Karib pertencia à célula terrorista, o que não aconteceu.

O marroquino, que é proprietário de uma loja de telecomunicações em Ripoll, alegou no seu depoimento em tribunal que se limitou a usar o seu cartão de crédito para comprar bilhetes de avião para dois membros da célula, a troco de uma comissão monetária.

El Karib terá de entregar o passaporte e apresentar-se semanalmente à polícia, tal como o outro suspeito que foi libertado na terça-feira, Mohamed Aalla, irmão de um dos terroristas abatidos em Cambrils.

Os dois terroristas que continuam detidos e que foram já formalmente acusados de organização terrorista e homicídio são Driss Oukabir, irmão de outro dos atacantes de Cambrils, e Mohamed Chemlal, que ficou ferido na explosão acidental na casa de Alcanar, onde os terroristas preparavam as bombas. 

Imã foi preso com 136 quilos de haxixe

O líder da célula, Abdelbaki es-Satty, foi preso em 2010 com 136 quilos de haxixe e foi condenado a quatro anos de prisão. "Não parecia radical, usava calças de ganga", diz o advogado que evitou que fosse expulso após cumprir pena.

PORMENORES 

Célula preparou 15 bombas

Auto do juiz de instrução diz que a célula terrorista tinha "15 bombas prontas a explodir" na casa de Alcanar, incluindo um cinto de explosivos que deveria ter sido usado pelo imã.

Bélgica pediu informações

A polícia belga contactou em 2016 a polícia catalã para pedir informações sobre o imã Abdelbaki es-Satty, que procurava emprego na Bélgica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8