Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Tribunal rejeitou pedido de holandês que queria ser 20 anos mais novo

Emile Ratelband tem 69 anos que queria ver a sua idade alterada para 49 para atrair mais mulheres no Tinder.
3 de Dezembro de 2018 às 19:03
Emile Ratelband
Emile Ratelband
Tinder
Emile Ratelband
Emile Ratelband
Tinder
Emile Ratelband
Emile Ratelband
Tinder
O pensionista holandês de 69 anos que iniciou um processo para reduzir legalmente a sua idade em 20 anos viu o seu pedido ser recusado pelos tribunais. Emile Ratelband referia que não se "identificava" com a sua idade e, com a queixa, pretendia trabalhar durante mais tempo e atrair mais mulheres no Tinder.

O caso foi conhecido no passado mês, quando o orador motivacional e figura pública na Holanda argumentou que, se as pessoas transgéneros podem mudar de sexo, ele também lhe deveria ser permitido modificar a sua data de nascimento. Para tal, Emile Ratelband referiu que os seus próprios médicos garantiam que a sua idade biológica era de 45 anos.

Depois das autoridades holandesas recusarem corrigir os documentos de Ratelband, o homem decidiu processá-las por discriminação. O caso seguiu para o tribunal da cidade de Arnhmen, onde os juízes recusaram agora os argumentos do holandês. "Se o pedido do senhor Ratelband fosse concedido, os limites legais de idade tornar-se-iam insignificantes", afirmaram os juízes, referindo-se a bases legais como o direito de voto.

"Ratelband está em liberdade para se sentir 20 anos mais novo do que a sua idade real mas alterar a sua data de nascimento faria com que 20 anos de registos de nascimentos, mortes e casamentos desaparecessem. Teria um sem número de implicações legais e sociais."

Nascido a 11 de Março de 1949, Ratelband queria ver a sua data de nascimento mudada para 20 anos depois – 11 de Março de 1969. "Quando tenho 69 anos, sou limitado. Se tiver 49, então posso comprar uma nova casa, guiar um carro diferente. Posso aguentar mais trabalho. E quando estou no Tinder e aparece lá que tenho 69 anos, ninguém me contacta. Quando tenho 49, com a cara que eu tenho, estarei numa posição confortável", explica, acrescentando que as empresas ficam reticentes em contratar pessoas em idade de reforma.
Holanda Emile Ratelband questões sociais questões sociais crime lei e justiça
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)