Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Tribunal russo adia julgamento do recurso das Pussy Riot

Um tribunal russo adiou esta segunda-feira para 10 de Outubro o julgamento do recurso das três membros do grupo Pussy Riot depois de uma das jovens ter anunciado que está sem advogado.
1 de Outubro de 2012 às 10:31
Samutsevich, de 30 anos, Maria Alyokhina, de 24 anos, e Nadezhda Tolokonnikova, de 22 anos, estavam todas presentes hoje numa espécie de caixa de vidro na sala do tribunal
Samutsevich, de 30 anos, Maria Alyokhina, de 24 anos, e Nadezhda Tolokonnikova, de 22 anos, estavam todas presentes hoje numa espécie de caixa de vidro na sala do tribunal FOTO: Reuters

O juiz do tribunal municipal de Moscovo aceitou o pedido de adiamento para permitir à acusada Ekaterina Samutsevich encontrar um novo representante depois de esta ter dito que queria substituir o seu advogado devido a divergências.

"Eu gostaria de renunciar o meu advogado", afirmou Samutsevich, que era representada pela advogada Violetta Volkova, no tribunal.

"A minha visão do caso não é a mesma delas (equipa de defesa do grupo Pussy)", adiantou.

Samutsevich precisou que tinha encontrado um advogado mas que ainda não o tinha contratado.

Samutsevich, de 30 anos, Maria Alyokhina, de 24 anos, e Nadezhda Tolokonnikova, de 22 anos, estavam todas presentes hoje numa espécie de caixa de vidro na sala do tribunal, apinhada de gente.

As outras duas membros do grupo apoiaram o pedido de Samutsevich, mas anunciaram que vão manter a equipa de defesa.

"Isto não é nem bom nem mau (para o recurso)", afirmou o marido de Tolokonnikova, Pyotr Verzilov, sublinhando que é um "assunto técnico".

As três jovens do grupo foram consideradas culpadas de vandalismo e incitação ao ódio religioso por terem irrompido na catedral de Cristo Salvador em Moscovo em Fevereiro último e terem cantado uma "oração punk" contra o Presidente russo, Vladimir Putin.

Julgamento Rússia Pussy Riot Tribunal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)