Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Tributo mundial a Nelson Mandela

Principais chefes políticos mundiais associaram-se à homenagem, numa altura em que o herói anti-apartheid "está a melhorar gradualmente"
19 de Julho de 2013 às 01:00

O Mundo rendeu ontem homenagem a Nelson Mandela, no dia em que completou 95 anos. Os principais líderes mundiais associaram-se à data, enaltecendo a figura ímpar do ex-presidente sul-africano, hospitalizado há mês e meio com uma grave infeção
pulmonar.

Numerosas iniciativas em honra do Nobel da Paz decorreram nos quatro cantos do Mundo com a ONU a apelar a todos os cidadãos que consagrassem 67 minutos em memória dos 67 anos da ação política do líder histórico sul-africano. E o secretário-geral, Ban Ki-moon, considerou Mandela "um gigante dos nossos tempos". Também o presidente dos EUA, Barack Obama, dirigiu calorosa mensagem ao herói da luta contra o apartheid, e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que participa na Cimeira UE-África do Sul, afirmou, em Pretória, que Mandela é "um homem amado pelo povo e pelo Mundo".

Junto ao hospital, em Pretória, houve bolos e cantaram-se os parabéns a Mandela - que "melhora gradualmente", segundo nota oficial da presidência sul-africana.

NELSON MANDELA HOMENAGEM ÁFRICA DO SUL
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)