Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Trump considera "obsoletos" sistemas da CIA

Presidente dos EUA afirma que sistemas devem ser modernizados.
9 de Março de 2017 às 19:18
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considera que os sistemas dos serviços secretos americanos (CIA) são "obsoletos" e devem ser modernizados, disse esta quinta-feira o porta-voz da Casa Branca quando questionado sobre as recentes revelações do portal WikiLeaks.

"O Presidente está muito preocupado com a divulgação de informações secretas que enfraquece a nossa segurança nacional", declarou Sean Spicer, a propósito da divulgação de documentos sobre as operações de ciberespionagem da CIA (Central Intelligence Agency).

"Ele pensa que os sistemas da CIA são obsoletos e devem ser modernizados", acrescentou o porta-voz da Casa Branca, indo ao encontro das críticas feitas também hoje pelo fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, que acusou a agência de inteligência norte-americana de "incompetência devastadora" por ter armazenado num único "sítio" informações sensíveis.

De acordo com os cerca de 9.000 documentos publicados esta semana pelo portal Wikileaks, a CIA é capaz de realizar, através de ferramentas informáticas, escutas em praticamente qualquer aparelho eletrónico, sejam telemóveis de última geração, computadores ou televisores que estejam ligados à Internet.

A CIA acusou entretanto o portal WikiLeaks de ajudar os inimigos dos Estados Unidos ao revelar os seus métodos.
Donald Trump Estados Unidos CIA Casa Branca WikiLeaks Sean Spicer Julian Assange espionagem
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)