Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Trump criticado por insultos a imigrantes

Presidente nega ter dito que os EUA não deviam receber “pessoas de países de trampa”.
Francisco J. Gonçalves 13 de Janeiro de 2018 às 06:00
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
O presidente Donald Trump está a ser alvo de acusações de racismo devido a uma frase polémica. O presidente perguntou, numa reunião sobre um programa de legalização de imigrantes do Haiti, de El Salvador e de países africanos, por que razão os EUA continuam "a receber pessoas de países de trampa".

Trump negou ontem ter proferido a frase durante o encontro do dia anterior, mas vários senadores presentes na reunião confirmam a frase "vil e racista, carregada de ódio", como a descreveu o democrata Dick Durbin, que disse mesmo que o presidente repetiu e frisou: "Porque precisamos de haitianos? Ponham-nos fora!".

A ONU criticou o "racismo" do presidente, frisando que ele referiu especificamente países de maioria negra ou hispânica. A União Africana afirmou-se "francamente alarmada" .

Mas as palavras de Trump estão também na base de piadas nas redes sociais, pois o presidente disse que os EUA deviam receber mais pessoas da Noruega. A isto reagiram utilizadores do Twitter, alguns noruegueses, que perguntaram: "Por que razão alguém trocaria a Noruega pelos EUA? O que o levaria a desistir de saúde gratuita, bons serviços públicos e bons ordenados?".

PORMENORES 
Visita a Londres cancelada
Trump cancelou a visita de fevereiro a Londres devido ao receio de protestos maciços. O governo britânico não comentou e diz que o convite a Trump não definia uma data.

Acordo nuclear do Irão
O presidente dos EUA vai revalidar o acordo nuclear com o Irão mas alerta que será a última vez se o acordo não for alterado.

Pagar muro do México
Trump insiste que o México pagará a construção do muro na fronteira e diz que a fatura será paga indiretamente por meio do Tratado de Livre Comércio.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)