Sub-categorias

Notícia

Trump destitui secretário de Estado e nomeia diretor da CIA para o lugar

"Fará um excelente trabalho", afirmou o presidente no Twitter. Tillerson abandona cargo a 31 de março.
13.03.18

O presidente norte-americano, Donald Trump, demitiu o número dois da admnistração dos EUA, Rex Tillerson.

O secretário de Estado vai ser substituido no lugar pelo diretor da secreta norte-americana, Mike Pompeo. "[O diretor da CIA] fará um excelente trabalho", afirmou Trump no Twitter.


Esta é mais uma mexida no turbulento gabinete do presidente dos Estados Unidos. Desta vez, a demissão de Tillerson era uma questão de tempo. Há muito que o antigo executivo da petrolífera Exxon estava em rota de colisão com Donald Trump.

As interferências de Trump na política diplomática norte-americana, uma competência de Tillerson, ajudaram ao afastamento de ambos.

Gina Haspel foi a substituta escolhida para o cargo de direção da CIA, tornando-se assim a primeira mulher no cargo mais elevado da agência. 

Tillerson soube do seu despedimento pelo Twitter
Rex Tillerson icou a saber que tinha sido despedido via Twitter de Donald Trump. Numa conferência de imprensa dada esta terça-feira à tarde, o até agora secretário de Estado dos EUA, que continua a defender não saber quais as razões do seu despedimento, mas diz que fará "tudo para assegurar uma transição suave e ordenada". 

O seu último dia na posição será 31 de março. 

No entretanto, o subsecretário de Estado para a Diplomacia Pública e Assuntos Públicos, Steve Goldstein, foi também despedido por ter falado sobre o despedimento de Tillerson. 

De resto, foi ele quem confirmou que Tillerson não tinha sido informado do seu despedimento, tendo ficado a saber do mesmo via Twitter. Ao confirmar tal facto e ao garantir que Tillerson não sabia os motivos do seu despedimento, ficou, também ele, sem emprego.

 

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!