Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Trump fala com Taiwan após quase 40 anos sem relações com EUA

É o primeiro contacto desde o corte de relações diplomáticas com Taipé, em 1979.
2 de Dezembro de 2016 às 23:49
O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump
O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump FOTO: Reuters
O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou esta sexta-feira com a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, no primeiro contacto telefónico deste nível desde que Washington rompeu relações diplomáticas com Taipé, em 1979.

A equipa de transição de Trump informou, em comunicado, que o presidente eleito tinha falado por telefone com a mandatária taiwanesa, que felicitou o magnata pela vitória e ambos "abordaram os estreitos vínculos económicos, políticos e de segurança existentes entre Taiwan e os Estados Unidos".

O ex-presidente democrata Jimmy Carter declarou formalmente Pequim como único governo da China em 1979, o que pôs fim às relações diplomáticas formais dos EUA com Taiwan, onde Washington fechou a sua embaixada no ano seguinte.

O gabinete de Trump não esclareceu quem iniciou o contacto, se a chamada foi feita pelo multimilionário ou pela presidente taiwanesa, que chegou ao poder em maio.

Os especialistas em política externa afirmam que a chamada poderia alterar as relações entre os Estados Unidos e a China, independentemente de como foi encaminhada.

A China considera a ilha de Taiwan uma província "rebelde" e parte do território sob sua soberania.
Estados Unidos Donald Trump Presidente de Taiwan Tsai Ing-wen Taipé política diplomacia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)