page view

Trump garante NATO e sanções à Rússia

May foi a primeira líder recebida pelo presidente mas querela com o México marcou o dia.

28 de janeiro de 2017 às 07:45

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, tornou-se ontem a primeira líder mundial recebida por Donald Trump, um sinal de que o novo presidente dos EUA quer privilegiar a relação com o ‘dissidente’ da UE.

May debateu com Trump questões comerciais, a relação com a Rússia e a NATO. Trump está empenhado em manter a organização, disse May, apesar de o presidente ter dito várias vezes que a NATO é obsoleta. May diz ainda que Trump aceita manter as sanções impostas à Rússia desde a anexação da Crimeia. "É muito cedo para falar disso", disse Trump.

Mas, apesar da visita, a nota alta do dia foi a querela com o México. Trump quer uma taxa de 20% aos produtos mexicanos para forçar o México a pagar o muro na fronteira. O presidente do México, Enrique Peña Nieto, recusa pagar e cancelou a visita da próxima semana a Washington. Ontem falou ao telefone com Trump, conversa que este descreveu como "muito boa", mas sem deixar de criticar os antecessores na Casa Branca por permitirem que o país "faça figura de parvo" ante o México. Peña Nieto, por seu lado, diz que Trump concordou não voltar a falar publicamente do pagamento do muro. Mas a visita continua adiada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8