page view

Tsunami faz 222 mortos e 843 feridos na Indonésia

Autoridades confundiram tsunami com maré crescente. Há 28 pessoas desaparecidas.

22 de dezembro de 2018 às 23:29

Pelo menos 222 pessoas morreram num tsunami que atingiu as praias da região do estreito de Sunda, na Indonésia, este sábado, avança a agência Reuters que cita um porta-voz da Agência de Mitigação de Desastres do país. As vítimas mortais estavam nas ilhas de Java e Sumatra.

Outras 843 pessoas ficaram feridas, de acordo com um novo balanço divulgado esta madrugada, hora portuguesa. Pelo menos 28 pessoas estão ainda desaparecidas.

O tsunami "foi causado pela combinação de um deslizamento de terras resultante de atividade vulcânica do Krakatoa e uma onda gigante", referiu Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência. Não houve alerta de sismo no local afetado pela tragédia.

As praias em Pandeglang, Serang e South Lampung foram afetadas pela tragédia.

As autoridades do país dão ainda conta de que há centenas de casas, hotéis e veículos destruídos devido à violência das águas. Pedem ainda para que todos os residentes ou turistas se afastem das zonas costeiras, pelo menos, até 25 de dezembro.

Autoridades indonésias confundiram tsunami mortal com maré crescente

"Foi um erro, sentimos muito", escreveu na rede social Twitter o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

De acordo com as autoridades, o tsunami foi desencadeado por uma maré anormal associada a um deslizamento submarino causado pela erupção do vulcão Anak Krakatoa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8