page view

Tubarão ataca e mata rapaz de 13 anos numa praia no Brasil

É o sexto ataque registado na Praia Del Chifre nos últimos anos, dos quais resultaram duas mortes.

30 de janeiro de 2026 às 16:18

Um adolescente de 13 anos morreu esta quinta-feira em Olinda, cidade histórica e turística no litoral do estado brasileiro de Pernambuco, depois de ser atacado por um tubarão na Praia Del Chifre. Deivson Rocha Dantas foi levado em estado grave para o Hospital do Tricentenário, no bairro Nova Olinda, mas não resistiu aos ferimentos.

O rapaz brincava com outras crianças e adolescentes dentro de água perto do areal quando o animal, provavelmente um tubarão cabeça chata, muito comum no litoral do estado de Pernambuco, o atacou. Deivson ficou gravemente ferido na coxa direita, perto da ligação ao tronco, região do corpo repleta de artérias, e morreu provavelmente por ter perdido muito sangue.

Ao aperceberem-se do ataque ao menino, três homens retiraram Deivson da água e levaram-no até à estrada para pedir ajuda aos motoristas. O adolescente foi colocado no banco de trás de um veículo particular e levado para o hospital, mas os médicos nada puderam fazer.

Olinda, cidade vizinha da capital de Pernambuco Recife, é um dos destinos turísticos brasileiros mais visitados por portugueses. Os ataques de tubarões são mais frequentes em Recife, mas esporadicamente também acontecem nas praias de Olinda, sendo este o sexto ocorrido na Praia Del Chifre nos últimos anos, dos quais resultaram duas mortes.

Nos últimos 34 anos, desde que as autoridades locais começaram a fazer o levantamento de incidentes com tubarões, já foram confirmados 82 ataques, quase todos em Recife e cidades limítrofes, como Olinda, Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes. Durante esse periodo, 27 pessoas morreram na sequência de ataques, e a maioria das que sobreviveram ficaram com fortes sequelas emocionais e físicas, várias obrigadas a amputar membros. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8