Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

TUFÃO NIDA MATA NAS FILIPINAS

Pelo menos 20 pessoas morreram e dez outras estão dadas como desaparecidas, desde que o tufão Nida começou a assolar, no passado domingo, o arquipélago das Filipinas, onde já causou mais de 1,3 milhões de dólares (cerca de 1,1 milhões de euros) de prejuízos.
19 de Maio de 2004 às 09:24
TUFÃO NIDA MATA NAS FILIPINAS
TUFÃO NIDA MATA NAS FILIPINAS FOTO: d.r.
Oito das vítimas mortais já confirmadas resultaram do naufrágio de um pequeno ferry-boat atingido pela intempérie, terça-feira, quando navegava perto da ilha de Camotes, no centro do arquipélago. Segundo as autoridades, quatro outros passageiros permanecem desaparecidos.
A passagem do tufão Nida, com ventos que chegaram a atingir os 150 quilómetros por hora, já provocou mais de 25.000 desalojados, sendo que a maioria dos danos ocorreram na Agricultura, com muitas completamente destruídas.
Em função da gravidade da situação, a presidente filipina, Gloria Arroyo, já declarou o estado de catástrofe natural em oito províncias, especialmente na região de Bicol, na ilha de Luzon, na zona Leste do arquipélago, a mais atingida pela passagem do tufão.
Segundo o Instituto de Meteorologia das Filipinas, o Nida dirige-se agora para a zona Norte das Filipinas, estando previsto que venha a atingir também a ilha de Okinawa, no sul do Japão. De acordo com os últimos dados recolhidos, a intempérie está a perder força, com os ventos a baixarem de velocidade.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)