Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Tufão obriga à evacuação de mais de 100 mil

O poderoso tufão Nabi, que atingiu esta terça-feira a costa da grande ilha de Kyushu, Japão, fez pelo menos quatro morto e 14 desaparecidos, obrigando à evacuação de mais de uma centena de milhar de pessoas, segundo as autoridades.
6 de Setembro de 2005 às 11:34
De acordo com a cadeia televisiva japonesa NHK, 51 pessoas ficaram feridas em resultado das graves cheias, cujos efeitos se fazerm sentir desde domingo. Ainda segundo a mesma fonte, um homem de 75 anos morreu quando a sua casa foi arrastada por um deslizamento de terras.
A cinco dias do escrutínio legislativo, o primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi anulou a sua campanha eleitoral prevista para quarta-feira no oeste do país, para permanecer em Tóquio, onde foi criada uma célula de crise.
O centro do tufão Nabi localizava-se às 12h00 de hoje (04h00 em Lisboa) ao largo da costa oeste de Kyushu perto da cidade de Ushibuka, indicou a Agência Meteorológica Japonesa.
O ciclone desloca-se para norte à velocidade de 25 quilómetros/hora, com rajadas de vento que atingem os 144 quilómetros/hora, devem atravessar hoje a ilha de Kyushu, onde mais de 1.000 milímetros de chuva se abateram em certas zonas.
Nabi é o 14º tufão da temporada e o terceiro esperado nas costas do Japão este ano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)