Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Turquia abre fogo contra Síria pelo quinto dia

O exército da Turquia está neste domingo a atingir alvos na Síria pelo quinto dia consecutivo, em resposta a um morteiro disparado pelas tropas sírias.
7 de Outubro de 2012 às 17:32
Em causa está uma retaliação contra a Síria, por causa de um bombardeamento deste país que atingiu a localidade fronteiriça turca de Akçakale, matando cinco civis
Em causa está uma retaliação contra a Síria, por causa de um bombardeamento deste país que atingiu a localidade fronteiriça turca de Akçakale, matando cinco civis FOTO: EPA

De acordo com a agência Associated Press, oito morteiros foram disparados a partir de Akçakale, junto à fronteira com a Síria.

Esta resposta bélica da Turquia contraria o cessar-fogo que o país tinha decidido impor na quinta-feira.

Em causa está uma retaliação contra a Síria, por causa de um bombardeamento deste país que atingiu a localidade fronteiriça turca de Akçakale, matando cinco civis.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, tinha garantido que a Turquia "não tem a intenção de desencadear uma guerra com a Síria".

Estas declarações foram feitas após a votação no Parlamento de uma resolução que autorizava o Governo turco a efectuar operações militares no país vizinho.

síria turquia guerra recep tayyip erdogan ancara morteiro tropa guerras conflito
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)