Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Turquia: Dois soldados e 10 rebeldes mortos em confrontos

Dois soldados turcos e dez rebeldes curdos morreram durante violentos confrontos registados esta segunda-feira no sudeste da Turquia. Os dados foram adiantados por fontes da segurança local.

14 de Fevereiro de 2012 às 10:02
O conflito curdo na Turquia já fez mais de 45 mil mortos
O conflito curdo na Turquia já fez mais de 45 mil mortos FOTO: Murad Sezer/Reuters

Na segunda-feira à tarde, as autoridades locais confirmaram a morte de cinco rebeldes em dois incidentes separados em Diyarbakir, principal cidade do sudeste de maioria curda, e em Sirnak, cidade mais a sul e fronteiriça com o Iraque.

No entanto, outros cinco rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e dois soldados turcos morreram em confrontos na noite de segunda-feira, elevando o número de mortos para 12, segundo fontes locais.

Os confrontos entre o exército turco e o PKK intensificaram-se nos últimos meses.

Em Outubro, a Turquia lançou uma vasta ofensiva por ar e em terra contra os separatistas curdos no sudeste do país e no norte do Iraque, depois de 24 militares terem sido mortos numa emboscada.

Mais de 45 mil pessoas morreram no conflito curdo na Turquia, segundo o exército, desde o início da insurreição do PKK, em 1984. O PKK é considerado uma organização terrorista pela Turquia e numerosos países.

Turquia Rebeldes Curdos Soldados Mortos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)