Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Turquia sugere referendo como o britânico sobre adesão à UE

Proposta do presidente do país, à semelhança do 'Brexit'.
23 de Junho de 2016 às 12:03
O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan
O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan FOTO: DAI KUROKAWA/EPA
O Presidente turco evocou a possibilidade da Turquia organizar um referendo sobre a oportunidade de prosseguir ou não com o processo de adesão à União Europeia, semelhante à consulta sobre o 'Brexit' a decorrer esta quinta-feira no Reino Unido.

"Podemos erguer-nos e consultar o povo como os britânicos estão a fazer", declarou Recep Tayyip Erdogan num discurso na noite de quarta-feira em Istambul, segundo a agência Anadolu.

"Perguntaríamos: 'Devemos prosseguir as negociações com a União Europeia ou terminá-las'", declarou o chefe de Estado turco, acusando a UE de não querer a Turquia pois ela é "um país de maioria muçulmana" e questionando: "Porque é que empatam tanto?".

A Turquia apresentou a sua candidatura à UE em 1987 e negocia uma adesão desde 2005, mas o seu dossier tem enfrentado uma série de problemas e a falta de entusiasmo de países chave do bloco.

Vários dirigentes europeus, como o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, sublinharam que uma adesão turca "não está na ordem do dia". O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, já excluiu qualquer alargamento antes de 2020.

A possibilidade de entrada de Ancara no bloco europeu foi um tema importante na campanha do referendo britânico, com os defensores da saída a assegurarem que o Reino Unido corria o risco de ser inundado de milhões de turcos em caso de adesão da Turquia à UE.

David Cameron declarou que a adesão de Ancara não passava de um perspetiva longínqua, podendo não se concretizar "antes do ano 3000".

A UE e a Turquia abrem no dia 30 um novo capítulo nas suas negociações de adesão, sobre as questões orçamentais, uma das contrapartidas do controverso acordo migratório que assinaram em março, disseram na quarta-feira fontes diplomáticas à agência France Presse.
Turquia União Europeia Reino Unido Recep Tayyip Erdogan referendo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)