Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Ucrânia: Vaga de frio mata 18

Pelo menos 18 pessoas morreram nos últimos dias na Ucrânia vítimas de hipotermia devido às baixas temperaturas registadas no país, divulgou esta segunda-feira o Governo ucraniano. Já a Bulgária está praticamente paralisada.
30 de Janeiro de 2012 às 14:29
A Ucrânia está sob influência de uma vaga de frio
A Ucrânia está sob influência de uma vaga de frio FOTO: Reuters

O Ministério das Situações de Emergência informou ainda, através da página na Internet, que perto de 500 pessoas procuraram ajuda médica nos últimos três dias.

Em algumas regiões ucranianas os termómetros desceram aos 16 graus negativos durante o dia e aos 23 graus negativos durante o período da noite.

As autoridades ucranianas abriram cerca de 1.500 abrigos para distribuir refeições quentes e cobertores.

FRIO PÁRA ESTRADAS, PORTOS E ESCOLAS NA BULGÁRIA

Já na Bulgária, uma onda de frio obrigou ao encerramento de estradas, portos e escolas, anunciaram as autoridades.

As temperaturas mais baixas foram registadas nas regiões de Tchirpan (sul) e de Sevlievo (centro), com 24 e 23,4 graus negativos, respectivamente, segundo os serviços meteorológicos búlgaros, que prevêem uma descida acentuada das temperaturas para os próximos dias.

Mais de 170 escolas permaneceram fechadas, a maioria por causa de um surto de gripe. Cerca de 44 escolas foram encerradas por falta de aquecimento, referiu o Ministério da Educação búlgaro.

As principais estradas do país começaram a ser limpas no final da semana passada e algumas já estão transitáveis, mas várias estradas secundárias e as ruas de diversas localidades, incluindo da capital Sofia, continuam cobertas de neve e com gelo. Os ventos fortes obrigaram ao encerramento do porto de Varna (nordeste), no mar Negro.

A comunicação social búlgara noticiou hoje que pelo menos cinco pessoas morreram na sequência das tempestades de neve registadas na semana passada, mas as autoridades ainda não confirmaram este número.

bulgária ucrânia frio mortos neve estradas escolas portos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)