Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Assinado acordo para distribuição de gás russo à Ucrânia

O acordo foi conseguido esta quinta-feira à noite em Bruxelas.
Lusa 30 de Outubro de 2014 às 21:20
O Ministro da Energia da Rússia, Alexander Novak, esteve presente nas reuniões que decorreram em Bruxelas
O Ministro da Energia da Rússia, Alexander Novak, esteve presente nas reuniões que decorreram em Bruxelas FOTO: Francois Lenoir/Reuters

Um acordo para garantir a distribuição de gás russo à Ucrânia até março de 2015 foi assinado hoje à noite em Bruxelas pela Rússia, Ucrânia e União Europeia, constataram jornalistas da agência France Presse.


O documento foi assinado pelos ministros da Energia russo, Alexander Novak, e ucraniano, Iuri Prodan, e pelo comissário europeu para a Energia, Gunther Oettinger.


Uma adenda ao contrato entre as empresas de gás russa Gazprom e ucraniana Naftogaz foi depois assinada pelos presidentes das duas companhias, Alexei Miller e Andriy Kobolev, respetivamente.


"A responsabilidade política, a lógica da cooperação e o simples bom senso económico prevaleceu", considerou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, durante uma conferência de imprensa.


"É um passo importante para a nossa segurança energética", disse, afirmando não haver "qualquer razão para que as pessoas na Europa tenham frio neste inverno".


Durão Barroso disse "esperar que este acordo vá aumentar a confiança entre a Ucrânia e a Rússia".


"A aplicação dos acordos de Minsk" que permitiram um cessar-fogo no leste separatista da Ucrânia "deve ser agora a prioridade", adiantou.


Oettinger disse que o acordo diz respeito a um total de 4,6 mil milhões de dólares, incluindo o pagamento da dívida do gás da Ucrânia à Rússia e a distribuição de gás até março. O preço foi estabelecido em 385 dólares (305 euros) por mil metros cúbicos de gás.


A Ucrânia "está em posição de fazer estes pagamentos", disse o comissário europeu.

Ucrânia União Europeia Bruxelas Comissão José Manuel Durão Barroso Federação Russa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)