Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

UE mantém compromisso com Kosovo após morte de polícia no país

Catherine Ashton quer apostar no diálogo.
19 de Setembro de 2013 às 13:47
Polícia da União Europeia morreu hoje num ataque a tiro contra o veículo em que viajava
Polícia da União Europeia morreu hoje num ataque a tiro contra o veículo em que viajava FOTO: REUTERS/Bojan Slavkovic

A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, exprimiu esta quinta-feira as suas condolências perante a morte de um polícia da missão europeia no Kosovo (Eulex) e afirmou que a UE manterá o seu compromisso com aquele país.

"A UE está determinada a continuar a sua participação e compromisso com o Kosovo e a seguir adiante com a sua tarefa no contexto do diálogo" entre o Kosovo e a Sérvia, disse Ashton em comunicado.

A comissária, que é mediadora entre as duas partes para que normalizem as suas relações, pediu à Sérvia e ao Kosovo que "redobrem os seus esforços" na aplicação dos acordos alcançados e para "melhorar a vida dos habitantes" do norte do Kosovo.

A alta representante europeia mostrou-se "profundamente triste" pela morte do membro da Eulex, de nacionalidade lituana segundo confirmou, e estendeu as suas condolências à família e amigos da vítima.

"Os responsáveis devem ser levados à justiça", afirmou.

O polícia morreu, esta quinta-feira de manhã, num ataque a tiro contra o veículo em que viajava, juntamente com outros agentes da Eulex, na estrada que une a dividida cidade de Mitrovica e a localidade de Jarinje.

Chefe da diplomacida da União Europeia UE compromisso Kosovo morte polícia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)