Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

UE quer fortalecer cooperação com países da Ásia Central

"A UE está bastante otimista a respeito do desenvolvimento futuro da Ásia Central", afirmou Peter Burian.
Lusa 6 de Julho de 2019 às 14:19
União Europeia
União Europeia
União Europeia
União Europeia
União Europeia
União Europeia
A União Europeia valoriza muito as relações com a Ásia Central e quer fortalecer a cooperação com os países da região, disse este sábado o representante especial comunitário Peter Burian, durante um fórum de cooperação entre os dois blocos políticos.

"A UE está bastante otimista a respeito do desenvolvimento futuro da Ásia Central", afirmou no evento "A União Europeia e a Ásia Central: novas oportunidades para uma associação mais forte", que está a decorrer em Bishken, no Quirguistão, citado pela agência russa Tass.

Segundo adiantou, o desenvolvimento da Ásia Central interessa à UE por várias razões, incluindo a sua localização estratégica, pelo que "confia na manutenção da cooperação ativa com a região".

A UE desenvolveu recentemente uma nova estratégia de interação com os países da Ásia Central, "que visa fortalecer a cooperação em áreas prioritárias", explicou Peter Burian.

Para isso, acrescentou, a UE está disposta a ajudar os países da região a avançar na implementação de reformas e aspira a tornar-se num "parceiro confiável".

Além disso, os países europeus apoiarão o fortalecimento da região do ponto de vista dos investimentos.

A nova estratégia europeia para a Ásia Central será apresentada em 07 de julho, em Bishkek, pela chefe da diplomacia europeia, Federika Mogherini, durante a 15.ª reunião ministerial UE-Ásia Central.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)