Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

UE compromete-se a continuar a lutar pela paz

Assinalados 70 anos após o fim da II Guerra Mundial.
9 de Maio de 2015 às 11:34
Jean-Claude Juncker e Donald Tusk deixam uma garantia: "Nunca vamos esquecer a catástrofe da Segunda Guerra Mundial"
Jean-Claude Juncker e Donald Tusk deixam uma garantia: 'Nunca vamos esquecer a catástrofe da Segunda Guerra Mundial' FOTO: EPA

Os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia comprometeram-se este sábado, dia da Europa e no qual também se assinalam 70 anos após o fim da II Guerra Mundial no continente europeu, a continuar a lutar pela paz.


"É nossa responsabilidade promover a paz, a liberdade, a democracia, a solidariedade e a prosperidade, tanto na Europa como fora dela", refere um comunicado conjunto assinado por Donald Tusk e Jean-Claude Juncker, em que asseguram: "Unidos na União Europeia, ver a nossa diversidade como a nossa força, vamos continuar este trabalho".


Os 28 Estados-membros salientam na mensagem de celebração que hoje se comemora a 'Europa unida', que surgiu das cinzas após a II Guerra Mundial, lembrando que há 65 anos a Declaração de Schuman defendia que "só mediante a rutura do ciclo de violência e de vingança, é que as sociedades poderiam construir juntas um clima de segurança permanente e de prosperidade".


A Declaração do então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, - que propôs a criação da Comunidade do Aço e do Carvão, embrião da atual União Europeia -, de 9 de maio de 1950, em Paris, afirmava que "só na unidade" a Europa poderia manter a paz.


"Este foi o início do processo de integração europeia, mas muitos países europeus ainda tinha de lutar pela liberdade dos regimes totalitários e autoritários", sublinha o comunicado, noticiado pela agência de notícias espanhola EFE.


Os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia, Donald Tusk e Jean-Claude Juncker, respetivamente, deixam ainda uma garantia: "Nunca vamos esquecer a catástrofe da Segunda Guerra Mundial, causada pelo desrespeito pelas pessoas e pelas nações. Hoje, somos mais próximos parceiros, aliados e amigos".

Conselho Europeu e da Comissão Europeia II Guerra Mundial
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)