Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Um dos sete belgas detidos na Luz era agente da autoridade

Autoridades vão realizar investigação interna.
19 de Setembro de 2013 às 17:31
Polícia belga é um dos sete detidos pela PSP na sequência de desacatos no Estádio da Luz
Polícia belga é um dos sete detidos pela PSP na sequência de desacatos no Estádio da Luz FOTO:  Paulo Calado

A polícia belga comunicou, esta quinta-feira, que um dos seus agentes figura entre os sete detidos terça-feira pela Polícia de Segurança Pública na sequência de desacatos no Estádio da Luz, palco do Benfica-Anderlecht, para a Liga dos Campeões em futebol.

Em comunicado, a divisão de Bruxelas da polícia belga confirmou que um dos detidos é seu agente e anunciou que realizará "uma investigação interna" assim que receber os relatórios da PSP, tomando posteriormente as "medidas disciplinares" necessárias.

Após os desacatos de terça-feira, o Comando Metropolitano de Lisboa informou, em comunicado, que os sete adeptos foram detidos junto do Estádio da Luz "no início de uma desordem que envolveu adeptos benfiquistas".

"O grupo, que havia estado no centro da cidade e que era vigiado por 'spotters' portugueses e belgas, desde o meio da tarde, atuou de forma concertada no sentido de se dirigir diretamente para as sedes dos adeptos benfiquistas, desrespeitando as recomendações que haviam sido transmitidas a todos os adeptos belgas, sobre os acessos ao Estádio da Luz", explicitava o comunicado.

Durante a intervenção policial, "os adeptos confrontaram os 'spotters', tendo-se mesmo registado episódios de agressão a polícias", acrescentava o texto.

A detenção do líder do movimento ‘hooligan’ belga "originou imediata troca de informações com a congénere belga, através do Ponto Nacional de Informações de Futebol (PNIF), organismo internacional que em Portugal está sediado na PSP".

polícia Bruxelas belgas detenção Estádio da Luz agente da autoridade
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)