Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

União Europeia reforça sanções contra Tripoli

A União Europeia anunciou, esta quarta-feira, que foram reforçadas as sanções contra o regime líbio, liderado por Muhammar Kadhafi.
10 de Agosto de 2011 às 17:07
União Europeia reforças sanções contra o regime da Líbia
União Europeia reforças sanções contra o regime da Líbia FOTO: Reuters

A chefe da diplomacia comunitária, Catherine Ashton, referiu que estas sanções são “em virtude da gravidade da situação”.

As novas medidas já tinham sido divulgadas, na passada terça-feira, pelo Ministério  dos Negócios Estrangeiros francês, mas só esta quarta-feira foram confirmadas oficialmente por Bruxelas.  

Segundo as informações divulgadas por Paris, estas novas sanções visam duas entidades económicas, a companhia petrolífera Al-Sharara e o organismo responsável pelo desenvolvimento dos centros administrativos (ODAC),  estas duas entidades estão directamente ligadas ao regime de Kadhafi.

Estas entidades encontram-se "estreitamente ligadas a autores de graves violações  dos direitos humanos", referiu Catherine Ashton em comunicado, esta quarta-feira.

Na fase inicial da crise na  Líbia, Bruxelas aprovou  um impedimento à venda de armas e de qualquer material que pudesse servir para ajudar na repressão.  

União Europeia Kadhafi Tripoli regime repressão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)