Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Urso mata visitante em parque do Alasca

Um visitante do Denali National Park, no Alasca, EUA, morreu vítima da investida de um urso-pardo, naquele que foi o primeiro ataque mortal na história daquele espaço, noticiou neste domingo a AFP.
26 de Agosto de 2012 às 16:01
 O urso-pardo acabou por ser morto pelas autoridades no sábado
O urso-pardo acabou por ser morto pelas autoridades no sábado FOTO: Reuters
Citando uma fonte oficial, a agência noticiosa adianta que os investigadores recuperaram uma máquina fotográfica com que a vítima terá estado durante oito minutos a fotografar o urso.

As imagens mostram que o animal não apresentava uma atitude agressiva até ao momento do ataque, que ocorreu na sexta-feira, segundo o superintendente do Parque Paul Anderson.

O urso-pardo acabou por ser morto pelas autoridades no sábado.

A mesma fonte adiantou que a vítima, natural de San Diego, estaria na sexta-feira à tarde a fazer uma caminhada ao longo do rio Toklat quando se aproximou a cerca de 50 metros do urso, bastante menos do que os 400 metros exigidos pelas regras do parque.

As autoridades souberam do ataque depois de um grupo de visitantes ter encontrado na sexta-feira à tarde uma mochila abandonada junto ao rio, a cerca de cinco quilómetros de uma zona de descanso, e de terem sido detectados sinais de sangue e roupa rasgada.

Um urso macho foi então encontrado junto aos restos mortais do visitante e abatido pelas autoridades do parque, que realizaram diversos exames para confirmar tratar-se do animal responsável pelo ataque fatal.

Segundo os investigadores, que destacaram tratar-se do primeiro ataque mortal na história do quase centenário parque, não há qualquer dúvida de que a morte terá sido causada pelas investidas do urso.

"Há vários anos, especialmente desde a década de 70, que tudo tem sido feito para minimizar os conflitos entre humanos e vida selvagem no parque", afirmou Anderson.

Localizado a cerca de 440 quilómetros a norte de Anchorage, o parque conta com numerosos animais selvagens, incluindo ursos, lobos, renas e alces.

urso animais ataque alasca eua parque morte parque paul anderson
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)