Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Ursula von der Leyen anuncia investimento de 50 mil milhões de euros na Europa para evitar pandemias

Presidente da Comissão Europeia anuncia prioridades para 2022.
Correio da Manhã e Lusa 15 de Setembro de 2021 às 08:21
Ursula von der Leyen
Ursula von der Leyen FOTO: Michael Sohn/REUTERS
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou esta quarta-feira durante o discurso do Estado da União Europeia no Parlamento Europeu que vão ser investidos 50 mil milhões de euros na saúde europeia até 2027.

Este investimento tem como objetivo evitar pandemias e crises sanitárias.

"Vemos divergências preocupantes entre os Estados-membros no que respeita às taxas de vacinação e por isso precisamos de manter o ímpeto".

"Temos 1,8 mil milhões de doses adicionais asseguradas, o que é suficiente para nós e para a nossa vizinhança e ainda para se forem necessárias vacinas de reforço", salientou.

A União Europeia quer acelerar a vacinação da covid-19 nos países com baixo rendimento e vai doar mais 200 milhões de doses até meados de 2022, anunciou esta quarta-feira Ursula Von der Leyen.

"A minha primeira prioridade é acelerar a vacinação nos países de baixo rendimento. Posso anunciar hoje que a Comissão vai acrescentar uma nova doação de mais 200 milhões de doses até meados do próximo ano", disse, no discurso sobre o Estado da União (SOTEU, na sigla inglesa).

"Trata-se de um investimento na solidariedade e é um investimento também na saúde global", salientou, perante os eurodeputados.

Estes 200 milhões de doses acrescem a 700 milhões que a UE já entregou a mais de 130 países, salientou ainda.

Presidente Comissão Europeia Ursula von der Leyen Europa dinheiro investimento
Ver comentários