Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Usagi muda rota para norte e afasta-se de Macau

Tempestade deverá perder força na altura em que atingir a costa.
22 de Setembro de 2013 às 11:27

O super tufão Usagi mudou ligeiramente de rota para norte, afastando-se de Macau, disse este domingo à agência Lusa o diretor dos Serviços Meteorológicos Geofísicos de Macau.

"O tufão virou ligeiramente para norte e, apesar de ser estar a aproximar-se de Macau e estar, às 17h30 locais (10h30 em Lisboa) a uma distância de 290 quilómetros a leste de Macau pode, se mantiver esta rota, começar a afastar-se", disse Fong Soi Kun.

O mesmo responsável acrescentou que a tempestade deverá atingir a costa em duas horas, "altura em que começa a perder força".

"Vamos ver o que acontece na próxima hora e meia e só aí, perante o movimento da tempestade e da intensidade dos ventos iremos avaliar a necessidade de hastear o sinal número oito", sublinhou.

Considerado um super tufão com ventos que registou ventos superiores a 200 quilómetros por hora, o Usagi manteve até há duas horas, uma trajetória que implicava passar a menos de cem quilómetros de Macau, mas a alteração do seu movimento poderá conduzir a tempestade de novo à região à zona de Taiwan onde já provocou inundações.

super tufão usagi norte Macau tempestade costa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)