Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Usar óculos pode reduzir risco de ser infetado com o novo coronavírus

6% da amostra analisada usava óculos mais do que oito horas por dia.
Correio da Manhã 17 de Setembro de 2020 às 12:13
Uso de máscara com óculos
Uso de máscara com óculos FOTO: Reuters
Quem nunca se irritou por ter de usar óculos com a máscara e ficar a ver tudo embaciado? Até agora, o uso dos dos óculos com a máscara de proteção individual sempre foi uma dor de cabeça com muitos a queixarem-se, porém, um novo estudo vem dar alguma vantagem aos utilizadores de óculos.

O estudo foi desenvolvido num hospital em Suizhou, China, e apresenta alguns problemas por ter uma amostra muito residual, mas avança que as pessoas que usem óculos durante mais do que oito horas diárias são menos susceptíveis de serem infetadas.  

No estudo, foram analisados 276 pacientes com coronavírus. Apenas 6% dos mesmos usava óculos durante várias horas diárias.

Num editorial que acompanha o estudo, Dra. Lisa Maragakis, professora associada de medicina e epidemiologia na Universidade Johns Hopkins, explica que o estudo tem limitações por se tratarem de apenas doentes do hospital e pelo tamanho da amostra. 

Foram pedidos estudos mais aprofundados para determinar com mais certezas "se há algum benefício adicional em usar óculos ou outras formas de proteção para os olhos em ambientes públicos, além do uso de máscara e distanciamento físico" para reduzir o risco de ser infetado com Covid-19- 

saúde questões sociais
Ver comentários