Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Utentes dos transportes públicos suecos recebem terapia

Uma empresa sueca do sector energético decidiu equipar algumas paragens de autocarros com aparelhos de luminoterapia (terapia pela acção da luz), para ajudar os utentes a enfrentarem os efeitos depressivos do inverno sueco.
27 de Novembro de 2012 às 17:25
Trinta paragens de autocarros serão equipadas com luzes especiais
Trinta paragens de autocarros serão equipadas com luzes especiais FOTO: Hans-Olov Lundkvist

A iniciativa está a ser lançada na cidade de Umeaa, no norte da Suécia, e abrange cerca de 30 paragens de autocarros. "As pessoas sentem-se cansadas nesta época do ano, e obter uma pequena dose de luz a mais, é um tónico", afirmou, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, a directora de marketing da Umeaa Energy, Anna Norrgaard.

Em finais de Dezembro, na cidade de Umeaa, a cerca de 500 quilómetros norte de Estocolmo, os dias são muito curtos, com apenas quatro horas e meia de luz solar.

As lâmpadas especiais de luminoterapia vão ser colocadas no lugar habitualmente ocupado pela publicidade. Em cinco paragens, o conceito vai ser reforçado com a montagem de painéis reflectores, que vão aumentar a sensação de estar ao sol.

"É preciso que as pessoas se coloquem em frente das lâmpadas (...) e mantenham os olhos abertos para deixar entrar a luminosidade", indicou Anna Norrgaard.

Em termos gerais, a exposição recomendada é de meia hora, mas isso "varia em função das pessoas", acrescentou a representante da empresa.

A luminoterapia é um tratamento contra a depressão sazonal, muitas vezes associada ao Inverno devido à diminuição de exposição à luz solar.

As lâmpadas do sistema de luminoterapia patrocinado pela empresa sueca não produzirão utentes bronzeados, uma vez que não emitem raios ultravioleta como medida de protecção dos olhos dos utilizadores.

utentes transportes públicos empresa depressão Inverno luminoterapia suécia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)