Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Vaga de frio faz dois mortos em França e três em Itália

Pelo menos duas pessoas morreram em França e três em Itália devido à vaga de frio intenso, que desde sexta-feira se estendeu à Europa ocidental.

4 de Fevereiro de 2012 às 12:44
Em França, as duas vítimas, dois idosos com Alzheimer, morreram de hipotermia depois de terem fugido dos lares onde estavam alojados
Em França, as duas vítimas, dois idosos com Alzheimer, morreram de hipotermia depois de terem fugido dos lares onde estavam alojados FOTO: Reuters

A chegada da vaga de frio siberiano a Itália continua este sábado a provocar problemas em todo o território, enquanto o ministério do Interior reiterou a recomendação de serem evitadas viagens para as regiões do centro do país.

Em França, as duas vítimas, dois idosos com Alzheimer, morreram de hipotermia depois de terem fugido dos lares onde estavam alojados no leste do país.

A secretária de Estado da Saúde francesa, Nora Berra, recomendou na sexta-feira às "pessoas mais vulneráveis para evitarem sair de casa".

Além das três vítimas mortais, em Itália, a vaga de frio siberiano criou fortes constrangimentos nas deslocações em todo o país, tendo provocado atrasos no tráfego ferroviário, cortes de estradas e cancelamento de voos.

O tráfego ferroviário é um dos mais afectados pelas difíceis condições climáticas, com cancelamentos e atrasos significativos.

A capital italiana, que na sexta-feira ficou parcialmente paralisada devido ao mau tempo e ao intenso nevão que começou a cair durante a manhã, amanheceu este sábado coberta de neve, que nalguns locais alcançou uma espessura entre 10 e 15 centímetros.

Roma oferecia uma imagem que não se via há mais de 27 anos e que levou a Câmara a fechar hoje escolas públicas e museus e a tornar obrigatória a utilização de correntes de neve para circular.

Já no centro de Inglaterra, as temperaturas desceram nas últimas horas até aos 10 graus negativos, segundo o serviço meteorológico.

Na Ucrânia, o país mais atingido pelo frio da Europa de Leste, pelo menos 122 pessoas morreram desde 27 de Janeiro, indicou fonte oficial ucraniana. 

Vaga de frio França Itália
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)