Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Valério com medo por envolver Lula

Marcos Valério, condenado pelo seu papel preponderante no esquema fraudulento do ‘Mensalão’, teme ser assassinado a qualquer momento depois de ter citado o nome do ex-presidente Lula da Silva num depoimento no Supremo Tribunal. A revista ‘Veja’ afirma que o empresário também envolve o ex-presidente no assassinato, em 2002, de um líder do PT, Celso Daniel, quando era presidente da Câmara de Santo André.
3 de Novembro de 2012 às 01:00

Segundo a ‘Veja’, Valério contou que, quando Lula da Silva já era presidente, foi procurado pelo então secretário-geral do PT, Sílvio Pereira, para subornar o empresário Ronan Maria Pinto. Este ameaçava revelar informações que ligariam Lula ao assassínio de Daniel, morto ao descobrir um esquema de corrupção a favor da campanha do agora ex-chefe de Estado. Ainda segundo a revista, Valério recusou intervir no assunto e Ronan terá sido pago por um amigo pessoal de Lula cujo nome não foi revelado.

Condenado a 40 anos de prisão, Valério mudou-se sozinho para um apartamento num hotel em Belo Horizonte, onde o acesso é praticamente impossível. Raramente sai e, quando o faz, utiliza um carro blindado. A mulher e os filhos também raramente deixam a mansão onde ficaram.

Valério, recorde-se, afir-mou no Supremo Tribunal que Lula liderava o ‘Mensa-lão’ e ofereceu-se para contar tudo o que sabe em troca de protecção e redução da sua pena.

Homicídios aumentam na maior cidade brasileira

A violência em São Paulo atingiu números assustadores no mês passado, que registou um aumento de 86% de homicídios em relação a Outubro de 2011. Segundo números oficiais, pelo menos 145 pessoas, incluindo dezenas de polícias, foram assassinadas .

O governador do estado, Geraldo Alckmin, apesar de muito criticado pela falta de resposta à violência, recusou , no entanto, a proposta da presidente Dilma Rousseff para enviar o Exército para reforçar a segurança nas ruas da maior cidade do Brasil. Mas aceitou a transferir para prisões distantes, chefes do crime organizado.

Brasil Lula Mensalão Corrupção
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)