Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Varoufakis propõe 'Plano Merkel'

Objetivo é recuperar o investimento na UE.
14 de Março de 2015 às 12:24
"A Europa necessita de uma forma alternativa ao programa de Expansão Quantitativa", diz Varoufakis
'A Europa necessita de uma forma alternativa ao programa de Expansão Quantitativa', diz Varoufakis FOTO: Alkis Konstantinidis/Reuters

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, propôs este sábado que o Banco Europeu de Investimento (BEI) crie um programa destinado a recuperar o investimento na União Europeia, que poderia chamar-se 'Plano Merkel'.

"A Europa necessita de uma forma alternativa ao programa de Expansão Quantitativa (QE, nas siglas em inglês) que se ocupe da recuperação dos investimentos e seja gerida pelo BEI (...) Eu chamar-lhe-ia 'Plano Merkel'", disse, em declarações aos jornalistas.

Segundo Varoufakis, com este programa o BEI pediria aos governos da União Europeia para "empreenderem um plano para recuperar o investimento, financiado a 100% com títulos do mesmo BEI comprados pelo Banco Central Europeu (BCE) no mercado secundário".

"Isto resolveria os problemas operativos do BCE porque compraria um pedaço de papel com uma classificação de triplo A, sem ter que se preocupar com os títulos do Estado", sustentou.

Também evitaria os problemas que o plano de flexibilização quantitativa do BCE "teve e terá cada vez mais numa Europa com os preços dos ativos inflacionados e sem incentivar o investimento".

As declarações de Varoufakis foram feitas este sábado de manhã no Fórum Ambrosetti, na cidade italiana de Cernobbio, onde decorre a XXVI edição do simpósio 'O cenário da Economia e das Finanças'.

Yanis Varoufakis Banco Europeu de Investimento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)