Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Vaticano convoca núncio apostólico na Irlanda

O Vaticano decidiu convocar o núncio apostólico na Irlanda "para consultas", depois das violentas críticas do primeiro-ministro irlandês contra a Santa Sé num processo de pedofilia, noticiou esta segunda-feira a Rádio Vaticano.
25 de Julho de 2011 às 11:48
"A violação e a tortura de crianças foram subestimadas ou 'geridas' para manejar a instituição, o seu poder e a sua reputação", afirmou Edna Kenny
'A violação e a tortura de crianças foram subestimadas ou 'geridas' para manejar a instituição, o seu poder e a sua reputação', afirmou Edna Kenny FOTO: Reuters

A 20 de Julho, o primeiro-ministro tinha acusado a igreja Católica e a Santa Sé em particular de ter travado as investigações depois da publicação de um relatório sobre actos pedófilos cometidos entre 1996 e 2009 por 19 padres da diocese de Cloyne, no sul da Irlanda.  

Este relatório concluiu que a resposta das autoridades católicas irlandesas neste processo foi "inadequada e inapropriada".   

"Pela primeira vez na Irlanda, um relatório sobre os abusos sexuais cometidos a crianças expõe uma tentativa da Santa Sé de travar uma investigação na república soberana e democrática, surgida tão recentemente como há três anos, e não três décadas", comentou o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny. 

"A violação e a tortura de crianças foram subestimadas ou 'geridas' para manejar a instituição, o seu poder e a sua reputação", disse o primeiro-ministro, considerando que o relatório punha luz sobre "a disfunção, a desconexão (da realidade), o elitismo, o narcisismo que domina a cultura do Vaticano". 

Um dia depois destas declarações, o Vaticano tinha assegurado que responderia em "tempo oportuno" ao governo irlandês, apelando para "a objectividade". 

O Vaticano deseja "que o debate em curso sobre assuntos tão dramáticos se desenvolva com a objectividade necessária de forma a contribuir (...) para a salvaguarda das crianças e dos jovens e a renovação de um clima de confiança e de colaboração, na Igreja e na sociedade", declarou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.   

irlanda pedofilia santa sé vaticano padres crianças edna kenny investigação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)