Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Vaticano: Planos islâmicos preocupam cardeal

O cardeal espanhol Antonio Canizares diz estar preocupado com as vozes do mundo islâmico que pedem a reconquista de Espanha, e exorta os espanhóis a não perderem as suas raízes cristãs, que considera serem a “base da História e da unidade” do país.
11 de Março de 2009 às 11:15
Cardeal Antonio Canizares
Cardeal Antonio Canizares FOTO: D.R.

“O domínio muçulmano durou séculos  e parecia um assunto encerrado. Mas não escondo uma preocupação porque, no mundo islâmico, há quem queira recuperar as nossas terras para o Islão”, disse o cardeal numa entrevista publicada no último número da revista italiana '30 Giorni’.

Segundo Antonio Canizares, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, os católicos querem ter relações com todos, “muçulmanos incluídos”, mas esses projectos, que aparentemente não são só teóricos, “são preocupantes”.

O cardeal espanhol confessou ainda “temer” que a “onda laicista e relativista que ataca” a sociedade espanhola “continue a minar os valores fundamentais” sobre os quais está construída a nação: a fé católica, a vida, a família  e a educação.

“Espero que a Igreja seja capaz de apresentar aos espanhóis a autêntica cara de Jesus e que os espanhóis abram ou reabram o seu coração a Jesus. Espero e rezo para que os meus compatriotas não cerceiem as raízes cristãs, que são a base da nossa História e da unidade do nosso País”, salientou Antonio Canirazes.

Sobre o levantamento da excomunhão aos quatros bispos fundamentalistas  e à negação do Holocausto por um deles, Richard Williamson, Canirazes declarou sobre  o primeiro assunto que se tratou de um "gesto de misericórdia gratuita do  Papa" e, sobre o segundo, que foram manifestações "delirantes que Bento  XVI e a Santa Sede rejeitaram com firmeza",  

O cardeal espanhol considerou ainda que "não foi um bonito espectáculo" o modo como  Bento XVI foi tratado neste caso, "inclusive por parte da Igreja".  

"Menos mal que a Igreja espanhola tenha divulgado um bom comunicado  de filial apoio ao nosso grande Bento XVI", afirmou  

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)